Review Bullet Journal 2017

Iniciei o Bujo em Janeiro de 2017. Em Fevereiro já tinha certeza que foi uma das melhores ideias da vida (e quem me conhece já ouviu isso várias vezes).

De modo geral, por que eu amei o sistema Bullet Journal:

  • A flexibilidade de adotar melhor formato para meu dia-a-dia
  • Como uma pesquisadora que trabalha com criatividade, o bujo me permite descarregar rapidamente os projetos que surgem de repente na cabeça;
  • Ter lugar à disposição para fazer notas relativas às palestras, livros, conversas e workshops que eu não gostaria de perder.
Ju-Bujo3
Minha visualização semanal. Dá pra ver tudo de uma vez só. Como eu tenho poucos compromissos com hora marcada durante o dia e muitos flexíveis na semana, essa foi a melhor forma que testei para conseguir dar conta de tudo.
Ju-Bujo2
Eu uso cada página ao máximo. Aqui tem algumas anotações sobre a visita técnica a uma obra que seriam interessantes abordar em sala de aula. Também tem citações e planejamento do doutorado. A fitinha lateral serve para marcar páginas que eu precisarei voltar a ler.

O que não funcionou bem:

  • Fazer somente listas de tarefas. Eu precisava de uma forma de agenda também para as coisas que tinham hora marcada.
  • Trackers (marcadores de hábitos) que exigiam revisita diária. Não tenho essa disciplina toda para marcar/avaliar algo todos os dias. A maioria não foi pra frente.
  • Não ter índice. Fiz varias notas de palestras e projetos que preciso ficar revirando varias paginas até encontrar. Elas seriam facilmente identificadas por um índice.
  • Não ter um calendário inicial. Fiz uma página A4 para a visão geral dos compromissos com data posterior à minha semana. Papéis soltos nunca são legais.
  • Não ter objetivo da semana/do mês. Fiz só objetivos do ano.  É mais fácil conseguir rastreá-los se a gente quebra em parcelas menores.
Ju-Bujo4.jpg
A bendita folhinha separada. Em 2018 não vai acontecer…

O que deu certo:

  • Visualização semanal: tarefas de um lado e agenda do outro. Tudo o que é necessário fazer essa semana bem à vista.
  • Colocar os livros que li, e os pontos mais importantes de alguns deles. Assim pude perceber que lia em média um livro a cada 2 meses. Com essa informação, Pretendo reduzir esse tempo pela metade em 2018.
  • Lista para sugestão de filmes e séries. Vira-e-mexe alguém te fala “assiste o filme TAL, vc vai adorar!”. Chega o fds, quem lembra o nome do filme TAL?
  • Lista de ideia de presentes. Mesmo motivo acima. Às vezes o(a) broto/BFF/mãe/pai comenta que tá precisando de algo ou vemos algo numa vitrine que é “a cara dele(a)!”. Chega aniversário/Natal, fim daquele desespero de não saber o que dar!
  • Lista quero / preciso. Basicamente, objetos de desejo, organizados em ordem de prioridade. Aí evitei gastar em coisas que não precisava e foquei no que era importante. Fim da sensação que o dinheiro foi pro ralo todo o mês.
  • Anotar frases de impacto. Toda a vez que via uma citação interessante, anotava. Isso incluiu muito mais conteúdo ao caderninho, que acabou com pouquíssimos espaços em branco, e terminou por fomentar a criação do Insta @Toda.segunda.
  • Listar os objetivos do ano. Não ficou só no pensamento, tá registrado e com caixinhas para dar “check” ao lado. Só de refletir e estabelecer objetivos claros, pra mim já foi um grande caminho andado.
Ju-Bujo1
Sugestões de filmes / séries e itens para comprar. Ter as necessidades mais importantes logo a vista evita compras por impulso. Esse ano vou separar os livros dos demais itens de desejo.

 O que meu Bujo 2018 tem de diferente:

  • Estou testando cadernos com pontos ao invés de linhas;
  • O calendário geral, que antes ficava em uma folhinha separada, entrou nas primeiras páginas.
  • Toda a semana e o mês terão seus próprios objetivos!

 


Percebi esse ano que anotar ideias e hábitos é mais do que não esquecer. Serve também para avaliar nossos costumes e promover mudanças onde realmente importam!

E porque organização = tempo, como prometido, segue:

Ideias de Listas e Hábitos para registrar em 2018!

Adobe Spark (3)

Nota: além das listas que já adoto, peguei algumas sugestões do blog Day Designer. Aceito novas ideias também 🙂

Por fim, um link interessante: 14 designs de listas para Bullet Journal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: